24/10/2012

Como serei quando ficar velhinha


Eu me preocupo muito com o futuro. Não chega a ser preocupação, de fato. É mais uma construção mental da minha imagem na velhice. 

16/10/2012

Flores pelo caminho

Meu hobby aos finais de semana por aqui é spazierengehen (sair para passear, em alemão) por algumas trilhas que existem nas proximidades de onde eu moro. No caminho, vou fazendo foto daquilo que acho bonito ou diferente e exercitando alguns olhares diferenciados sobre aquilo que fotografo. Como parte desse exercício, estão aqui algumas imagens de flores que encontrei entre caminhos que trilhei neste ano.


12/10/2012

Para quem quer aprender alemão: ,,wo ein Wille ist, ist auch ein Weg!“


 

Comecei a estudar alemão no início de 2011, mas de uma maneira bem leve e, principalmente, por curiosidade. Naquele momento, eu achava que tão cedo não seria capaz de conseguir conversar auf Deutsch, mas queria saber algumas palavrinhas e expressões para utilizar numa viagem que estavas prestes a fazer – na época, como turista e por duas semanas, apenas.

Conheci as primeiras palavras e sons em alemão por meio do site Livemocha, um tipo de rede social formada por pessoas que desejam aprender idiomas e ajudar outras ensinando sua língua materna. Mas era tudo muito básico. Aprendi muito pouco, não sei se por falta de interesse, na época, ou pela didática do site. Hoje eu penso que ele deva ser melhor para quem já tem algum nível de conhecimento do idioma que deseja aprender e, por meio da rede, queira manter contato e conhecer pessoas que o tenham como língua nativa. 

04/10/2012

Outono/Herbst: as cores e o tempo


Em outubro a chegada do outono (der Herbst) é, de fato, percebida aqui na Alemanha. É o mês mais colorido do ano. É quando as folhas começam a apresentar outros tons e a paisagem verde vai se transformando em laranja, vermelha e amarela.