20/02/2015

Prostituição e tráfico de pessoas na Alemanha


Prostitute with client
Foto: BBC.com
Outro dia, enquanto aguardava atendimento na sala de espera de uma empresa, resolvi passar o tempo lendo jornais e revistas que estavam lá à disposição dos clientes. De vez em quando gosto de dar uma olhada na sessão de anúncios, de todos os tipos. Não me pergunte o porquê, só gosto. Lembro de um, que estava entre os anúncios de temas "variados", que me chamou atenção.

O anúncio dizia (infelizmente não tirei uma foto nem guardei o jornal) mais ou menos assim: se você é dona de casa, estudante ou apenas está interessada em ganhar um dinheiro extra e ainda ter diversão, entre em contato conosco... Enfim, era um anúncio para mulheres que desejavam se prostituir nas "horas vagas". Na época eu estava procurando trabalho e achei interessante, mas quando terminei de ler percebi do que realmente se tratava...

07/02/2015

Acompanhamento de saúde durante a gravidez na Alemanha

O "Mutterpass" alemão. Em tradução livre, "passaporte de mãe"

Tudo começa com um teste de farmácia positivo. Vem então a euforia pela novidade e então a preocupação em acompanhar tudo direitinho para que a gravidez corra com tranquilidade. Foi assim comigo. 

Geralmente a confirmação da gravidez com o auxílio de um exame de ultrassom ocorre entre a quinta e a sexta semana de gestação. Aqui na Alemanha, após a confirmação, o consultório médico prepara então o "Mutterpass", ou, em tradução livre, o passaporte de mãe. 

06/02/2015

De volta

Escrevendo outra vez, direto do inverno alemão

Estive ausente aqui do blog por dois anos. Pois bem, decidi voltar. Ou tentar. Vamos ver no que dá. A minha vida agora está bem diferente. Não trabalho mais como Au-Pair na Alemanha, mas vivo aqui. Acabei casando com o amor da minha vida e há quase dois meses tivemos um filhinho. 

Pois é... digo que vou tentar voltar, porque ainda estou me acostumando com essa história de ser mãe e preciso organizar minha rotina. Quero continuar tentando escrever sobre coisas que acho interessantes aqui neste país, para não perder o olhar de curiosidade diante das coisas e, também, não perder a prática de escrever - algo que sempre adorei fazer, mas que ultimamente não tenho praticado muito.

Ah! E quem quiser saber sobre algum tema relacionado à Alemanha, pode me enviar sugestão deixando um comentário no blog. Farei o possível para pesquisar e escrever sobre o assunto!

Até breve!