25/06/2009

I Encontro de Blogueiros do Piauí


Parnaíba vai sediar no próximo dia 4 de julho o I Encontro de Blogueiros do Piauí, o I Enblopi. O evento, sediado na Biblioteca Pública Estadual Professor Ribeiro Magalhães, contará com uma programação formada por palestras, debates e mesas-redondas.

O objetivo é fortalecer e divulgar os blogueiros do estado, além de discutir acerca do uso da Internet como espaço de expressão e divulgação de informações, por meio dos blogs.

O Enblopi foi idealizado por Dora Rodrigues, Gilson Brito e Ribamar Aragão, e conta com a parceria da Biblioteca Pública Estadual Prof. Ribeiro Magalhães. As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas aqui.

Aviso

Ando meio sumida nos últimos dias. Trabalhos, textos para ler, relatórios a fazer, seminários, um programa de rádio que há tempos tenho que editar (hoje eu consigo!)... Enfim, final de período! Aguardem posts novos.



14/06/2009

Inscrições para oficina de desenho

O Sesc Centro realiza entre os dias 6 a 31 de julho a oficina de desenho “Desenhando com o lado esquerdo do cérebro”.

A oficina vai possibilitar ao aluno criar e copiar a realidade que o cerca através de técnicas de desenhos acadêmicos, estimulando a concentração e a curiosidade por disciplinas como Histórias e Artes.

O Sesc disponibilizará aos alunos sala de aula, apostilas e o material necessário par ao curso. As inscrições estão sendo feitas na Coordenação de Cultura do Sesc Centro. Maiores informações através do telefone (86) 3230-9910.

10/06/2009

Exposição fotográfica no 7º Salipi


Para quem vai ao 7º Salipi (Salão do Livro do Piauí) nesses dias, aqui vai uma dica: a exposição de fotografias "Mosaico". O material está disponível na galeria do Clube dos Diários, no centro de Teresina. A visita tem entrada franca e pode ser feita até próximo domingo (14), último dia do evento.

Sob a curadoria de Margareth Leite e produção de Ana Célia Sousa, “Mosaico” conta com trabalhos dos fotógrafos Daniel Solheiro, Edilene Facundes, Felipe Mendes, João Soares Filho e Sérgio Miranda. Algumas fotos mostram cenas do cotidiano, outras, paisagens belamente coloridas (dentre outros temas), todas sob uma visão bem original.

Eu vi e gostei muito! Vale à pena conferir!

08/06/2009

Digitalizando versos do antigo caderno

"Poemas são como diamantes. É necessário burilar os versos algumas vezes". Esse foi um dos conselhos dados a mim pelo professor de Jornalismo Laerte Magalhães, que também é poeta, autor de dois livros de poesias - o mais recente, de 2007, lançado junto com CD, "Um ponto fora da curva", e "Cian - Sobre todas as coisas", de 1991.

Ele falou isso após ler alguns dos poemas que postei no blog que criei recentemente, o Caderno de Rimas. Meu intuito é digitalizar poemas que tenho guardados num antigo caderno - desde os tempos do ensino fundamental.... rsrs

A ideia é também criar novos poemas, com mais cuidado na produção. Estou tentando melhorar as rimas, torná-las mais ricas, tentando planejar melhor os versos, atentando para a métrica. Mas isso é com o tempo. Faço poesia apenas por hobby.

06/06/2009

Intertextualidade

Veja o vídeo abaixo. Trata-se de um VT comercial veiculado recentemente na rede de televisão em Teresina.



Agora veja este. É o clipe da música "Diariamente", gravada por Marisa Monte.



Adoro ambos.

03/06/2009

Ato falho?


Responda depressa: qual o melhor comentário sobre a notícia acima?

a) Com vocês, a “sençibilidade” com “Ç”.

b) O Sarkozy deve estar morrendo de inveja. Essa é a frase que todo cidadão gostaria de ouvir do seu presidente depois de perder um parente, né não?

c) Ah, gente… até que ele não foi mal. Em outros tempos ele teria dito que um “país que ganha cinco Copas do Mundo pode achar avião rebaixado”.

Fonte: Kibeloco

02/06/2009

Curso orienta estudantes e profissionais da comunicação sobre regras gramaticais

Nos dias 13, 20 e 27 de junho, de 15h às 18h, serão ministradas as aulas do Módulo I do curso “Linguagem e Prática”, no Biostudio (localizado no shopping Riverside). 

Proferido pelo professor Ailton Cerqueira, mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor de Comunicação Social da Faculdade Santo Agostinho (FSA) e professor de gramática em escolas de ensino médio, o curso tem como público-alvo estudantes e profissionais da área da comunicação – jornalismo, publicidade, propaganda e relações públicas. 

O conteúdo das aulas é composto pelos seguintes tópicos: concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; acentuação e ortografia (seguindo o novo Acordo Ortográfico); regras de pontuação. 

As inscrições custam R$ 50 e dão direito a certificado de 10 horas/aula. Para maiores informações, pode-se entrar em contato através do telefone (86) 3230-2152. 

A menina-prodígio e a caixa registradora


Maísa Silva, 7 anos, recebeu chorando os insultos e a verve maledicente de seu patrão Silvio Santos. Tudo transmitido em horário nobre pelo SBT. Deprimente ver a pequerrucha em lágrimas, pois ao correr para o colo de sua mãe esbarrou em uma câmera e segundos depois voltou ao palco dizendo que "está doendo, está doendo muito". E para completar o pastelão e o descaso do apresentador e dono da TV com a segunda maior audiência do país, Maísa se apressou a dizer: "Vou hoje, mas prometo gravar dois programas nesta semana!"

Enquanto isso, tudo era levado na mais estrita galhofa. O caso Maísa já deveria ter sido encerrado há muito tempo. Trata-se de uma menor de idade sendo explorada por seus pais que vêem nela, além de uma menina-prodígio (o que realmente é), uma mina de ouro com potencial vistoso para nublar a descoberta de petróleo no campo de Tupi e até mesmo o sempre falado pré-sal.

Silvio Santos viu que a petiz – além de talento – poderia alavancar seus índices de audiência, quase sempre emparelhando ou perdendo a segunda posição no Ibope para a concorrente Record. O Ministério Público ameaçou interditar Maísa e a forma como estava sendo "usada" pelo SBT. O Youtube vem bombando milhares de visualizações com essas cenas, como já disse, deprimentes.



Frase emblemática

Não é de hoje que a busca por audiência televisiva faz uso de crianças da mais tenra idade. Nos anos 1970 existia programa na finada TV Tupi comandado pelo Lúcio Mauro, Essa gente inocente. Era tudo ensaiadinho, nada saía do roteiro e se saía tinha como consertar antes de ir ao ar. Foi de lá que surgiu o menino-prodígio conhecido como Ferrugem. Detalhe: Ferrugem padecia de uma enfermidade que lhe impedia ou retardava o crescimento.

Nos anos 1980 tivemos Xuxa com programas em que era endeusada e onde ser chamada Rainha dos Baixinhos era o de menos. Muitas eram as cenas vistas ao vivo pelas lentes da Globo em que a apresentadora empurrava a cabeça da criança contra o microfone ou simplesmente chamava a criança de burra.

Maísa se veste como Shirley Temple, moda comum na primeira metade do século 20. A original Temple, além de falar e contar piadas, cantava e sapateava. Encantava a classe média e pobre e encantava mais ainda as classes dirigentes dos Estados Unidos. Eram os anos da Grande Depressão. É provável que dali tenha nascido o termo "menina-prodígio".

Já naquele tempo não era nada fácil para a artista-aprendiz-de-adulto. Temple iniciou aula de dança aos 3 anos de idade e foi contratada para participar de Baby Burlesks, uma série de curtas que parodiavam estrelas e astros adultos, mais notadamente Marlene Dietrich. Foi estrela da Fox e da Paramount. Seus cachinhos e covinhas, além do talento para o palco e a idade, renderam-lhe um Oscar aos 6 anos.

Estudiosos do tema são unânimes ao afirmar que Shirley Temple foi a salvadora da Fox e do público na época da Depressão. Filmes com sua participação eram garantia de bilheteria. Já adulta, após aposentar-se em 1949, aos 21 anos, foi embaixadora de Washington em Gana e na Tchecoslováquia.

Duas frases da pequena Shirley Temple mostram à medida o que significou ter uma infância roubada: "E se quando eu crescer não for tão bonita quanto hoje?"; e a não menos emblemática "Deixei de acreditar em Papai Noel quando tinhas 6 anos. Minha mãe me levou em uma loja e ele pediu meu autógrafo".

Lição de profissionalismo

Desde setembro de 2008, com a quebra do Lehmann Brothers nos EUA, o que não faltam são analistas para dizer que vivemos um período de caos econômico muito similar aos vividos nos anos 1930 e conhecido como a "Grande Depressão". Sintomático que o Brasil passe a conviver com sua Maísa Silva assim como o Grande Irmão suportou as agruras daquele tempo com sua Shirley Temple.

Não há como negar o forte apelo de uma criança contracenando com o dono da empresa e fazendo coisas hilárias, como tentar arrancar sua possível peruca ou chamar a atenção para as muitas rugas no rosto do chefe.

Como também não há como negar que na defesa de crianças e de adolescentes no Estatuto da Criança e do Adolescente parece ser mais obra literária do que um conjunto de normas para proteger a dignidade de nossas crianças e seu direito à infância.

O que não podemos esquecer é a promessa de Maísa de que irá gravar dois programas em uma só semana. Mais responsável, impossível.