29/03/2007

Algumas leituras

Já havia adiantado no domingo passado que o nome deste blog seria alterado. Eis a seguir a explicação:


A idéia de criar um blog foi sugerida por Carlos Rocha, um estudante de jornalismo que me viu angustiada por querer expor meus textos e minhas leituras sobre acontecimentos e outras produções e não ter um lugar para fazer isso. Surgiu, a partir desta sugestão, o blog "O mundo sob leitura", num momento em que eu lia um livro do Paulo Freire, no qual o autor repete várias vezes que "a leitura do mundo precede a leitura da palavra".

Eu acreditava que o blog me serviria para colocar pensamentos sobre qualquer tema ou assunto. Daí um nome tão abrangente, que fazia referência AO MUNDO e correspondia à multiplicidade de temas que gostaria de abordar.

No entanto, agora, percebo que pode ser um tanto pretensioso de minha parte querer realizar tal tarefa, falar DO MUNDO. Na verdade, não há O MUNDO, há UM MUNDO, OUTRO MUNDO, VÁRIOS MUNDOS, várias culturas, vários lugares, várias leituras possíveis. Posso falar daquilo que tenho conhecimento, daquilo que faz parte do MUNDO AO QUAL ME INSIRO, daquilo que penso que sei.

Por isso, o nome do blog passa a ser a partir de hoje ALGUMAS LEITURAS, denominação mais adequada àquilo que acredito estar fazendo: me proponho a fazer leituras sobre o que acontece, principalmente ao que se relaciona com cultura. As leituras que faço são apenas umas dentre várias que possam existir sobre uma mesma coisa, sobre algumas coisas dentre tantas outras que talvez nem conheça.

2 comentários:

Carlos Rocha disse...

Obrigado pela parte que me toca e prossiga com o blog. Esse é um meio libertário para escrever!

Lay disse...

Aêê...
mininaaa...
desejo muita força de vontade pra levar esse novo "projeto" pra frente.

=*
bjs!