18/03/2007

"Um ponto fora da curva" I

Foi lançado na última sexta-feira (16) o projeto “Um ponto fora da curva”, de autoria do professor doutor da Universidade Federal do Piauí, Laerte Magalhães. Trata-se de um livro de poesias do autor e um CD de poemas musicados em parceria com diversos artistas locais, como Gilvan Santos, Chagas Vale, Pingo de Fortaleza e Machado Jr. Participam como intérpretes os cantores Vavá Ribeiro, Chagas Vale, Gilvan Santos e Pingo de Fortaleza, além das cantoras Fernanda Libório, Vanda Queiroz e Rosinha Amorim. Este projeto foi concretizado através da Lei A. Tito Filho de incentivo à cultura e por meio de financiamento da Faculdade Santo Agostinho.
O livro traz apresentação do jornalista Zózimo Tavares e o CD, cujo subtítulo é “Laerte e parceiros”, tem como produtor o artista Chagas Vale. O design gráfico ficou a cargo de Paulo Moura e Paulo Aquino ficou responsável pela gravação. Durante o lançamento, que ocorreu na livraria Des Livres, além do autógrafo do autor, os leitores puderam adquirir o livro e o CD por R$ 20,00 e ainda levar de presente o outro livro de poesia do autor.
Quando perguntado sobre o por quê do nome dado ao projeto, Laerte afirma: “não tenho interesse nem intenção de explicar o que isso quer dizer. Cada leitor deve fazer a sua leitura, trazer para si os sentidos que possam estar aí. Se uma poesia não conseguir despertar a alma do leitor, ela não tem sentido. Na maioria das vezes o poeta escreve não porque vivenciou ou experimentou um fato, mas por querer passar ao leitor a oportunidade de se deparar com o seu próprio rosto, sua própria alma, diante daquela poesia”.
Magalhães é autor de outros livros, como Cian - sobre todas as coisas, seu primeiro livro de poesia, publicado em 1991, e Veja, Istoé, leia, um livro que trabalha com a Teoria dos Discursos Sociais e a análise discursiva das revistas Veja e Istoé durante o episódio PC Farias.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu estaria nesse lançamento, não fossem as inoportunas dívidas surgidas recentemente; mas quero ter contato com o material assim que puder...

Carlos Rocha disse...

Parabéns pela volta a ativa no blog. Espero que siga produzindo e o texto está bom, com o tempo vc vai descobrir o que deve mudar.
Xerinho!