05/04/2009

Charles Chaplin

Tempos Modernos, um filme lançado em 1936, é tão atual que é utilizado hoje como material de apoio em salas de aula, seja nas escolas - minha irmã que faz o 1º ano do ensino médio assistiu em sala de aula na última semana - ou na universidade - quando entrei na universidade, assisti algumas cenas do filme em uma aula de Introdução à Sociologia.

Não é à toa que Charles Chaplin, seu autor, é considerado um gênio. Ele consegue, com filmes que misturam drama com comédia - e sem a linguagem falada  - nos fazer refletir, sorrindo...  

Veja abaixo algumas cenas de filmes dele

Tempos Modernos (Modern Times), de 1936

Após criar uma máquina revolucionária, um trabalhador é internado em um sanatório. Ao sair é confundido com um comunista que liderava uma marcha de operários em protesto.



O Garoto (The Kid), de 1921

Um bebê é abandonado pela mãe, que não tem condições de criá-lo, e é encontrado e criado pelo vagabundo. Conforme os anos se passam, o garoto e o vagabundo se tornam uma dupla perfeita, bolando diferentes esquemas para conseguir o dinheiro para seu sustento.


Luzes da Cidade (City Lights), de 1931

A paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a tentar conseguir o dinheiro necessário da cirurgia para restaurar sua visão.




Charles Spencer Chaplin Jr. (Londres, 16 de Abril de 1889 – Corsier-sur-Vevey, 25 de Dezembro de 1977), mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator, diretor, roteirista e músico britânico. Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é desde sempre o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Charlot, na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, e como Carlitos, ou também, no Brasil, "O Vagabundo" ("The Tramp"), um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.

Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo; atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.

Um comentário:

Aline Leal disse...

O Cantídio colocou Tempos modernos em sala de aula na semana passada hehehe