19/08/2006

Teatro João Paulo II comemora seu primeiro aniversário

No último dia 13, o Teatro-Escola João Paulo II, localizado na região do Grande Dirceu, em Teresina, completou um ano de existência. As comemorações foram marcadas pela exibição do espetáculo Alive, produzido pelo Centro de Criação do Dirceu, sob direção de Loes V. D. Pligt, diretora da Universidade de Mímica de Amsterdã, na Holanda.
O espetáculo esteve em cartaz nos dias 11, 12 e 13 deste mês, sempre às 20h. A preparação durou três semanas e esteve a cargo de Loes, que também é assistente de direção e dramaturgia do espetáculo Bull Dancing, co-produção entre o Teatro João Paulo II e o Teatro de Hetveen, de Amsterdã.
Ao final de cada apresentação, houve um bate papo informal sobre arte e educação com Loes. Suas falas em inglês foram traduzidas à platéia pelo diretor geral do Teatro, Marcelo Evelin. Ela comentou sobre a Escola de Mímica de Amsterdã, suas metodologias e sobre a experiência de trabalhar com brasileiros. “Era uma coisa que eu me perguntava: como será trabalhar com pessoas do Brasil? Eu não vejo diferença de trabalhar com as pessoas da Escola de Mímica, porque eu acho que realmente fizeram um bom trabalho”, elogiou Loes ao final do segundo dia de exibição do espetáculo.
Sobre o primeiro ano do Teatro João Paulo II, Francisco de Castro, diretor técnico do Teatro, e Vanicleudi Queiroz, coordenadora, fizeram uma avaliação ressaltando os pontos positivos, negativos e as expectativas para o futuro. “Nós conseguimos grandes conquistas, como ter trazido as pessoas aqui. O projeto Instantâneo, que começou em janeiro, fez com que as pessoas do Dirceu se aproximassem mais. Nós trabalhamos sempre com preços populares e creio que isso tudo são conquistas”, observou Castro.
Vanicleudi diz que o Teatro não tem dificuldades para encontrar pautas. A maior dificuldade, segundo ela, é conseguir espaço na programação para encaixar tantos artistas que procuram o Teatro. “Geralmente, a programação é de quarta a domingo. Este mês a programação é de terça a domingo, porque a procura estava muito grande e não tinha onde encaixar tanta gente”, ressaltou Vanicleudi.
O Teatro-Escola João Paulo II foi inaugurado em 13 de agosto de 2005, durante as comemorações do aniversário de 153 anos de Teresina. Ele conta com uma estrutura arrojada, um espaço cênico totalmente ambientado e capacidade para 313 pessoas. Possui dois camarins, salas de aula de dança e de teatro, além de uma biblioteca que estará aberta à comunidade.
Há ainda no Teatro um núcleo de criação com 17 integrantes, que realiza um trabalho de segunda à sexta-feira, de 9h às 13h, para a formação dos artistas. Soraya Portela, integrante do núcleo, fala que nele são desenvolvidos trabalhos de pesquisa com os artistas, proporcionando-lhes um maior desenvolvimento profissional. Layane Holanda, que também participa do núcleo, destaca a importância da instalação desse teatro para Teresina e diz que “o Teatro João Paulo II é quase que uma opção para grupos que têm a necessidade de desenvolver um outro tipo de trabalho, uma pesquisa diferente dosa outros grupos que já existem na cidade”.
O Teatro João Paulo II atrai espectadores não só da região do Grande Dirceu. De acordo com Castro e Vanicleudi, pessoas do Mocambinho e até de Timon já procuraram pelo Teatro. Márcio Elízio, morador do bairro Morada do Sol, é prova disso. Ele foi assistir ao segundo dia do espetáculo Alive e disse : “aqui encontro o que eu procuro, o novo, o inusitado, produções não convencionais”.

Nenhum comentário: