26/08/2006

Metamorfose ambulante - Raul Seixas


Composição: RAUL SEIXAS

Prefiro ser essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

É chato chegar a um objetivo num instante
Eu quero viver essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Hoje eu sou estrela amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

Eu vou lhes dizer aquilo tudo que eu lhes disse antes
Prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Sistema solar só com 8 planetas?


Plutão não é mais um planeta. Ou melhor, agora é um planeta anão, assim como os objetos Ceres e o UB313 foram denominados.
A nova classificação foi dada quinta-feira, 24, pela União Astronômica Internacional, durante a 26ª Assembléia Geral da entidade, realizada em Praga.
Agora, o sistema solar conta somente com oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Os estudos científicos permanecem em constante evolução. Por isso, é preciso estar sempre atento às novas descobertas. Os conceitos mudam e nenhuma verdade é imutável. Algo que era tido como certo ontem, pode tornar-se falso amanhã.

19/08/2006

Tente outra vez - Raul Seixas

Composição: Raul Seixas/ Paulo Coelho/ Marcelo Motta

Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida
Tente ou...tra vez
Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada aca...bou, não não não não
TenteLevante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
Bailando no ar
QueiraBasta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente ou...tra vez
Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez

Viver com dignidade

Por Michelly Carvalho e Fernanda Dino

Em 23 de setembro de 2003, a Câmara aprovou o projeto de lei que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, “destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade superior a 60 (sessenta) anos”. No artigo 4ª, o Estatuto menciona que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de discriminação, crueldade, negligência, opressão ou todo tipo de atentado aos seus direitos.
O idoso tem prioridade à efetivação do direito à vida, à saúde, educação, cultura, lazer, esporte, alimentação, liberdade, dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Tem prioridade, ainda, ao atendimento por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.
Prestes a completar três anos de existência, o Estatuto tem conseguido realmente exercer sua função de por em prática o respeito à pessoa idosa? O que se presencia atualmente demonstra que não.
No último dia 04, foi noticiado em Teresina o caso da senhora Graciela Sthela de Alencar, de 70 anos. Ela sofria maus tratos de sua filha e neta em rituais satânicos, sendo obrigada, dentre outras humilhações, a cheirar focinhos de cães e ajoelhar-se diante de animais. Este é apenas um dos inúmeros casos de desrespeito à pessoa idosa.
Na maioria das vezes, as denúncias nem chegam a ser feitas. O idoso, geralmente, teme ser abandonado pela família. Dessa forma, cerca de 70% da violência contra a terceira idade acaba não fazendo parte das estatísticas.
Segundo pesquisas atuais, no país, a violência e os acidentes domésticos constituem 3,5% das mortes de pessoas idosas. Assim, no Brasil, essas causas ocupam o sexto lugar na mortalidade, sendo precedidas de doenças como neoplasias, enfermidades respiratórias, digestivas, endócrinas e complicações do aparelho digestivo. Cerca de 13.000 idosos morrem por conta de violência ou acidentes. Isso se traduz por dia, em uma média de 35 óbitos, sendo que, destes, 66% são homens e o restante são mulheres.
O cumprimento do respeito à pessoa idosa não deve partir apenas de leis, estatutos etc. Estes são necessários, na medida em que propõem sanções àqueles que os descumprirem. Trata-se de uma questão que envolve, também, a própria consciência dos demais cidadãos. Estes devem ser cogniscentes da importância da pessoa idosa na sociedade, como indivíduo detentor de grande sabedoria e que pode contribuir para o amadurecimento do meio no qual está inserido, além da prerrogativa de que o envelhecimento diz respeito diretamente à própria afirmação dos direitos humanos fundamentais. Atente-se para o fato de que a velhice denota o próprio direito que os indivíduos têm de viver muito, mas, seguramente, viver com dignidade.

Teatro João Paulo II comemora seu primeiro aniversário

No último dia 13, o Teatro-Escola João Paulo II, localizado na região do Grande Dirceu, em Teresina, completou um ano de existência. As comemorações foram marcadas pela exibição do espetáculo Alive, produzido pelo Centro de Criação do Dirceu, sob direção de Loes V. D. Pligt, diretora da Universidade de Mímica de Amsterdã, na Holanda.
O espetáculo esteve em cartaz nos dias 11, 12 e 13 deste mês, sempre às 20h. A preparação durou três semanas e esteve a cargo de Loes, que também é assistente de direção e dramaturgia do espetáculo Bull Dancing, co-produção entre o Teatro João Paulo II e o Teatro de Hetveen, de Amsterdã.
Ao final de cada apresentação, houve um bate papo informal sobre arte e educação com Loes. Suas falas em inglês foram traduzidas à platéia pelo diretor geral do Teatro, Marcelo Evelin. Ela comentou sobre a Escola de Mímica de Amsterdã, suas metodologias e sobre a experiência de trabalhar com brasileiros. “Era uma coisa que eu me perguntava: como será trabalhar com pessoas do Brasil? Eu não vejo diferença de trabalhar com as pessoas da Escola de Mímica, porque eu acho que realmente fizeram um bom trabalho”, elogiou Loes ao final do segundo dia de exibição do espetáculo.
Sobre o primeiro ano do Teatro João Paulo II, Francisco de Castro, diretor técnico do Teatro, e Vanicleudi Queiroz, coordenadora, fizeram uma avaliação ressaltando os pontos positivos, negativos e as expectativas para o futuro. “Nós conseguimos grandes conquistas, como ter trazido as pessoas aqui. O projeto Instantâneo, que começou em janeiro, fez com que as pessoas do Dirceu se aproximassem mais. Nós trabalhamos sempre com preços populares e creio que isso tudo são conquistas”, observou Castro.
Vanicleudi diz que o Teatro não tem dificuldades para encontrar pautas. A maior dificuldade, segundo ela, é conseguir espaço na programação para encaixar tantos artistas que procuram o Teatro. “Geralmente, a programação é de quarta a domingo. Este mês a programação é de terça a domingo, porque a procura estava muito grande e não tinha onde encaixar tanta gente”, ressaltou Vanicleudi.
O Teatro-Escola João Paulo II foi inaugurado em 13 de agosto de 2005, durante as comemorações do aniversário de 153 anos de Teresina. Ele conta com uma estrutura arrojada, um espaço cênico totalmente ambientado e capacidade para 313 pessoas. Possui dois camarins, salas de aula de dança e de teatro, além de uma biblioteca que estará aberta à comunidade.
Há ainda no Teatro um núcleo de criação com 17 integrantes, que realiza um trabalho de segunda à sexta-feira, de 9h às 13h, para a formação dos artistas. Soraya Portela, integrante do núcleo, fala que nele são desenvolvidos trabalhos de pesquisa com os artistas, proporcionando-lhes um maior desenvolvimento profissional. Layane Holanda, que também participa do núcleo, destaca a importância da instalação desse teatro para Teresina e diz que “o Teatro João Paulo II é quase que uma opção para grupos que têm a necessidade de desenvolver um outro tipo de trabalho, uma pesquisa diferente dosa outros grupos que já existem na cidade”.
O Teatro João Paulo II atrai espectadores não só da região do Grande Dirceu. De acordo com Castro e Vanicleudi, pessoas do Mocambinho e até de Timon já procuraram pelo Teatro. Márcio Elízio, morador do bairro Morada do Sol, é prova disso. Ele foi assistir ao segundo dia do espetáculo Alive e disse : “aqui encontro o que eu procuro, o novo, o inusitado, produções não convencionais”.

13/08/2006

Pensamento de Dalai-Lama



"Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circustâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho."

Pai - Fábio Júnior


Composição: Fábio Júnior

Pai, pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos, pai e filho talvez
Pai, pode ser que daí você sinta, qualquer coisa entre esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz....
Pai, pode crer, eu tô bem eu vou indo, tô tentando vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer...
Pai, eu não faço questão de ser tudo, só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você
Pai, senta aqui que o jantar tá na mesa, fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida, onde a vida só paga pra ver
Pai, me perdoa essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo, nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu
Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só recostar no teu peito
Pra pedir pra você ir lá em casa e brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho , que hoje eu sigo em paz !!!!!

Meu grande ídolo

Às vezes eu posso não demonstrar tanto, mas sou sua fã. Sei que nem todo dia te dou um abraço ou digo que te amo. Mas tenha uma certeza: eu sou sua fã.
Defeitos? Todos têm. Você é um ser humano como os demais. Não te posso exigir perfeição. Prefiro te admirar pelos pontos positivos.
Você é alguém que desde o início de nossa família lutou e luta para nos dar conforto e tranqüilidade. Você, muitas vezes, abriu mão de coisas para si a fim de nos deixar felizes. Você é alguém que, acima de tudo, nos dá amor e nos faz sentirmos seguras. Sua presença nos dá a certeza de que nada de mal nos acontecerá.
É por essas e outras infinitas razões que você, pai, é meu grande ídolo.
Amo você.

06/08/2006

Frase de Dom Hélder Câmara

"Quanto maior o desafio, mais apaixonante a vida!"

O Grande Dirceu

A zona sudeste de Teresina é dividida em bairros, conjuntos habitacionais, vilas, loteamentos e parques. Nela, há a região do "Grande Dirceu", composta pelos bairros Dirceu Arcoverde I e II, Conjunto Agespisa, Parque Flamboyant, Conjunto Boa Esperança, dentre outros. Trata-se de uma área em que tem sido notável o desenvolvimento econômico e cultural.
Na Avenida Principal do Dirceu, como é conhecida, existem vários estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Há desde comércios de alimentos, planos de saúde, até lojas de eletrodomésticos e utilidades para o lar.
Existem no Dirceu, também, várias opções lazer: bares, restaurantes, pizzarias, danceterias etc. Em 2005, foi inaugurado na avenida Joaquim Nelson, o Teatro João Paulo II, o que trouxe para os moradores da área e de regiões próximas, mais um local de diversão e cultura.
Em relação à educação, existem no Dirceu várias escolas, públicas e particulares, além de um campus da UESPI e uma biblioteca pública à disposição dos estudantes e demais moradores.
Para muitos, pode ser benéfico todo esse desenvolvimento, principalmente em relação ao comércio, na medida em que , quase sempre, não é necessário deslocar-se até o centro da cidade para fazer compras. Há muitas opções de lojas no local e muitas daquelas que antes concentravam-se somente no centro comercial de Teresina, agora possuem filiais no Dirceu.
No entanto, alguns podem incomodar-se com o crescimento do comércio na área. Os antigos proprietários de pequenos estabelecimentos da região, deparam-se agora com a concorrência de grandes empresas. Além disso, há os moradores insatisfeitos com a transformação de um bairro residencial em comercial.
A questão da segurança tembém é bastante criticada. Muitos acreditam que esse desenvolvimento tem interferido negativamente nesse aspecto.
Com a aprovação ou não dos moradores, o crescimento do Dirceu é fato. É indiscutível que o desenvolvimento tem sido o grande diferencial: cada vez mais a região aproxima-se de uma autonomia em relação ao restante de Teresina.

Muito bom...



Confesso que a única música dos Los Hermanos que conhecia era Anna Júlia...
Tive a curiosidade de ouvir outras e adorei! Por isso coloquei a letra de uma delas.

Todo carnaval tem seu fim - Los Hermanos

Composição: Marcelo Camelo

Todo dia um ninguém josé acorda já deitado
Todo dia ainda de pé o zé dorme acordado
Todo dia o dia não quer raiar o sol do dia
Toda trilha é andada com a fé de quem crê no ditado
De que o dia insiste em nascer
Mas o dia insiste em nascer
Pra ver deitar o novo...

Toda rosa é rosa por que assim ela é chamada
Toda Bossa é nova e você não liga se é usada
Todo o carnaval tem seu fim
Todo o carnaval tem seu fim
É o fim, é o fim

Deixa eu brincar de ser feliz,
Deixa eu pintar o meu nariz

Toda banda tem um tarol, quem sabe eu não toco
Todo samba tem um refrão pra levantar o bloco
Toda escolha é feita por quem acorda já deitado
Toda folha elege um alguém que mora logo ao lado
E pinta o estandarte de azul
E põe suas estrelas no azul
Pra que mudar?

Deixa eu brincar de ser feliz,
Deixa eu pintar o meu nariz