16/07/2007

Integrantes do NEPEC buscam apoio para participar do 5º SOPCOM

Participar do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Comunicação, SOPCOM, em Braga, Portugal, será um desafio para mim e mais três integrantes do NEPEC – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação da UFPI: o custo para ir a Portugal é muito alto para a realidade financeira destes quatro estudantes de jornalismo...
Dessa forma, estamos correndo atrás de possíveis patrocinadores de nossa viagem, que com certeza renderá bons frutos para nós, como estudantes e como pessoas.
Apesar de já termos levados alguns “nãos”, só desistiremos após esgotarmos todas as possibilidades.
O 5º SOPCOM acontecerá em setembro deste ano e é promovido pela pela única associação científica de ciências da comunicação de Portugal, a qual reúne a maioria dos pesquisadores da área. Além disso, é organizado pela Universidade do Minho, que tem o curso de licenciatura e o centro de investigação mais bem avaliados do país, de acordo com Manuel Pinto, Coordenador da Comissão Organizadora do Congresso. Nós quatro conseguimos a aprovação de três papers para serem apresentados na ocasião.
Com essa experiência, será possível: ampliarmos o espaço de troca de conhecimento, ou seja, divulgar o que acontece no Brasil e tomar conhecimento do que acontece fora, no que se refere à academia; termos contato com os métodos de pesquisa utilizados pelos expositores do evento, assim como a visão que os mesmos têm do método que utilizamos; fazermos intercâmbio entre a experiência no tema da pesquisa que fazemos no Brasil, e o que se pratica nesta área em Portugal.
Os trabalhos que fizemos são produtos da pesquisa central que realizamos no NEPEC, que investiga “A Partidarização da Mídia no Brasil”, sob orientação do coordenador do Núcleo, Prof. Dr. Laerte Magalhães. Nessa pesquisa, tomamos como corpus as revistas semanais de informação Veja, Época, Carta Capital e IstoÉ, publicadas no ano de 2005.
Em novembro de 2006 eu e Michelly Carvalho apresentamos o paper “Veja e Istoé: estratégias discursivas nas disputas de sentido”, que foi aprovado também para publicação.
Em junho deste ano, eu, Felipe Pereira, Michelly Carvalho e Aline Medeiros, participamos do IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Intercom Nordeste, em Salvador: eu e Michelly apresentamos o paper “Veja e Istoé: escolha de co-enunciadores para legitimar o poder”, e Aline e Felipe expuseram o “Contendas discursivas nas capas de Veja e Carta Capital”, sendo ambos os trabalhos publicados em anais do Congresso.

Nenhum comentário: