10/11/2007

Coisas de viagem - Parte 5

"Sobre Braga, a cidade do congresso"

Braga é uma cidade portuguesa localizada na região do Minho, em Portugal. Estive lá no início do mês de setembro, para participar do 5° Congresso da Associação Portuguesa de Comunicação, SOPCOM, na Universidade do Minho.

A cidade de Braga é conhecida por ser um grande centro religioso no país, concentrando um grande número de igrejas barrocas, esplêndidas casas do século XVIII, além de jardins e parques elaborados. A igreja mais imponente é a Sé, que exibe vários estilos, do romano ao barroco. O cenário é densamente arborizado e repleto de prédios históricos, sendo uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco da história de Portugal.

Os velhos bairros são solenes e antigos, mas a indústria e o comércio proporcionaram à cidade um estilo de vida animado, com as suas universidades, bares e restaurantes. A presença de jovens anima o local, que tem um aspecto antigo, mas muito aconchegante.

No tempo dos romanos, ela era conhecida como Bracara Augusta e era a sede do episcopado português no século XII, por isso também é conhecida como a “cidade dos bispos”. A história de Braga é visível através de seus monumentos e igrejas.

Alguns dos lugares mais interessantes para se visitar são: Sé Catedral, o Arco da Porta Nova e Santuário do Bom Jesus do Monte.

Braga abriga ainda uma das mais conceituadas universidades da Europa: a Universidade do Minho, que por sinal tem muitos brasileiros estudando para fazer mestrado e doutorado.

Próximo a Braga, há um lugar chamado Gerês. Trata-se de uma das maiores atrações naturais de Portugal, sendo o único parque nacional do país. Tem uma impressionante beleza paisagística além de uma variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais).

Muitos aventureiros vão a esse local para escalar as montanhas e percorrer as trilhas. Um desses corajosos, que conheci durante minha visita, chama-se Paulo. Durante a semana, sua profissão é ser 'desenhador' de etiquetas de roupas e aos finais de semana faz trilhas no Geres com amigos. Em uma página da internet, eles disponibilizam algumas das fotos que fazem nos percursos. O endereço é no-geres.blogspot.com .

Texto e fotos: Fernanda Dino

Nenhum comentário: