01/12/2007

Coisas de Viagem – Parte 6

“O Congresso”

Vamos agora àquilo que nos motivou a ir para Portugal: o 5º Congresso da Associação Portuguesa de Comunicação – SOPCOM, que ocorreu de 6 a 8 de setembro. O tema era “Comunicação e Cidadania”.
Saímos da pousada um pouco atrasados e, por isso, perdemos o ônibus que a organização do SOPCOM havia reservado para levar os congressistas à Universidade do Minho. Fomos então, com Dalmon Silva – um professor doutor da Universidade Metodista, também brasileiro e que estava hospedado na Pousada da Juventude – pegar um táxi.
A apresentação dos meus dois trabalhos com a Michelly e do trabalho do Felipe e da Aline só estavam marcadas para o dia 7. Fomos então ao primeiro dia para receber os materiais e para assistir algumas palestras que seriam proferidas.
Assim que encontramos o local onde estavam sendo distribuídos os materiais vimos Daniela Bertocchi, integrante da Comissão Organizadora. Conheci Daniela antes de ir a Portugal, através de e-mail e MSN. Foi ela quem nos deu algumas dicas sobre quanto gastaríamos com alimentação, transporte, sobre o clima e outras informações necessárias para quem vai a tão longe e não conhece o lugar. Ela é brasileira e foi a Portugal, como vários outros brasileiros que lá conhecemos, para estudar, em seu caso específico para fazer mestrado.
Logo na hora de recebermos o material, Daniela avisou-me que queria falar comigo. Era sobre a apresentação dos meus trabalhos com a Michelly. Daniela informou-me que um dos meus trabalhos seria logo apresentado naquele dia, para meu susto! Para mim, meus dois trabalhos seriam apresentados só no dia 7...
Ainda bem que eu tinha levado no meu mp3 os arquivos com as duas apresentações. O problema é que eu não tinha levado o cabo USB... a luta agora era para arranjar um cabo USB que desse certo... Os portugueses responsáveis pela parte de informática começaram então a procurar isso para mim. Depois de muita busca, conseguiram o cabo USB e à tarde apresentei meu trabalho. rsrsr
Na sessão temática de Semiótica e Texto, na qual apresentei o primeiro trabalho, vimos diversas outras apresentações, algumas, inclusive, de brasileiros residentes na Europa. Um deles, que nos chamou bastante atenção: “Discriminação e Jornalismo impresso local: análise crítica do discurso do caso bracarense (Portugal) e trentino (Itália)”, de Maíra Ribeiro, brasileira e mestranda na Universidade do Minho. Como o título já diz, seu trabalho consistia numa análise do discurso de jornais das cidades de Braga (Portugal) e Trento (Itália). Apesar de serem de países diferentes, as publicações das duas cidades pequenas eram semelhantes e, por isso, era possível fazer uma comparação. Segundo Maísa, o discurso desses impressos eram permeados de preconceito contra estrangeiros, o que pode ser percebido através dos exemplos a nós mostrados em sua apresentação.
Na mesma sessão, vimos também dois trabalhos de duas assumidas feministas. Um deles com o título “Fazer-se empresária quando se diz mulher: ambigüidades nos discursos genderizados de um grupo de empresárias sobre sua actividade profissional”, de Emília Fernandes, e o outro era “ ‘Foi muito bonito... foi uma descoberta mesmo passo a passo’. Construções Discursivas da Primeira Vez”, de Cecília Costa e Conceição Nogueira, todas da Universidade do Minho. conhecermos pessoas que também trabalhavam com análise de discursos e trocamos e-mail.
No segundo dia, sem surpresas agora, apresentei meu segundo trabalho e os meninos apresentaram o deles. Tudo correu bem. Achamos o nível das outras apresentações bem elevado, mas não ficamos atrás... As pessoas se interessavam pela nossa apresentação, perguntavam... Foi muito bom. Além disso, foi possível conhecermos pessoas que também trabalhavam com análise de discursos e trocamos e-mail.


Essa experiência foi muito boa. Conhecer outra cultura, como outras pessoas aplicam os conceitos que estudamos aqui... Além disso, voltamos ao Brasil com a idéia de, quem sabe, fazermos doutorado lá... Nosso mestrado seria em Salvador e o doutorado em Portugal... Já pensou? rsrsrs (quem sabe...)



Agora, um recado para estudantes de jornalismo que querem ir a Portugal no próximo ano:

A Universidade Fernando Pessoa, que fica na cidade do Porto, está com inscrições abertas para as III Jornadas Internacionais de Jornalismo. Quem tiver interesse, o endereço para mais informações é http://www.ufp.pt/events.php?intId=10046

Na próxima semana, vou tentar fechar essas “Coisas de Viagem”. Não sei se vou conseguir, porque é muita coisa para contar... Até próximo sábado então!

2 comentários:

Anônimo disse...

lecal d+
Ler tua descrição e ver essas fotos me tras algumass das melhores lembranças que vou guardar pra toda a minha vida!
2008 espero estar lá de volta!:)

Anônimo disse...

o comentário aih de cime foi meu...Felipe Pereira