10/07/2009

O que diz a fotografia?



Será que era para ali mesmo que o Obama estava olhando? E o Sarkozy estava sorrindo da situação, pensando algo do tipo: “eita, esse Obama é danado, na hora da foto fica bagunçando!”, achando a maior graça e querendo bem dizer que nem reparou... O Lula então... nem tchum! Tava lá atrás, distraído, embora pareça que a moça está indo ao encontro dele...

Há, neste caso, um contraste, ou melhor, uma complementação – uma vez que texto e imagem remetem um ao outro – entre a fotografia e a chamada “ITÁLIA Presidentes aguardam para tirar fotografia oficial do G8” veiculada pelo portal Terra na última quinta-feira (9).

Um título, aparentemente, sem segundas intenções, inocente. No entanto, os sentidos possíveis, daí decorrentes, dão a entender que, enquanto aguardavam para que a fotografia oficial da reunião do grupo de 7 países mais ricos mundo mais a Rússia fosse feita, os presidentes brincavam, sorriam, e até olhavam para lugares nada esperados, quanto se trata de uma autoridade.

É o flagra que a fotografia consegue captar. A imagem, retirada de seu contexto original pela mídia, acaba podendo produzir efeitos de sentido diversos. Ficam as perguntas: será que era para lá que o Obama estava olhando mesmo? De repente ele nem estava olhando para lá... Estava, sei lá, vendo algo que caiu, e num clique rápido do fotógrafo, a imagem, única, foi capturada através da objetiva!

P.S.: o que mais você acha que essa fotografia pode dizer? Ela está disponível aqui.

P.S.2: Na imprensa local, a ironia foi maior. E mais direta. O jornal Meio Norte desta sexta-feira (10), colocou, na capa, a seguinte legenda: "AQUECIMENTO | Presidentes Barack Obama e Sarkozy no encontro do G-8, que discutiu o aquecimento global".

De que tipo de aquecimento o jornal fala?


P.S. 3: Pode ser que não seja nada do que você está pensando... Analise o vídeo abaixo:

5 comentários:

Ludmila disse...

Esse fotográfo deve tá ganhando muito uma hora dessas...XD

Anônimo disse...

Muito boa sua análise Fernanda. Eu acho q o Obama não estava olhando para a moça, mas o Sarkozy, não sei não, acho q ele estava olhando sim. Mas se o Obama olhou, foi só uma olhadinha rápida q nem deu tempo computar. Mas o Sarkozy, não sei não, acho q ele fez bem mais q isso, o cara se torce todo pra olhar a bela moça.

Ivan disse...

O engraçado é que se preocupam mais em noticiar algo desse gênero (como se fosse da conta de todos se ele olhou ou não) do que sobre o assunto que motivou o encontro.

Carlos Rocha disse...

Arnaldo César Coelho diria: "A regra é clara" virou a cara e olhou. Já Oscar Roberto Godói diria: "É preciso ver se houve a intenção de entrar no lance". kkkkkkkkkk A conclusão é que o Obama olhou bem menos que o sarkozy.

Anônimo disse...

Claro que olhou, oras, qualquer homem olharia aquele G oitão!

E não se esqueçam ´´As vezes um charuto é só um charuto``. que tem de mais olhar =]