26/02/2012

Teresina, copie esta ideia!


Com uma atitude simples e sem muitos custos, Teresina poderia melhorar um pouco a vida dos usuários de transporte público da cidade, que sofrem um bocado por terem como única alternativa um serviço de péssima qualidade, apesar do valor da tarifa. O pior é que tem gente que acha ruim quando pessoas dispostas a lutar por mudança bloqueiam uma avenida. Ainda existe muito ignorância – e gente que se aproveita dela...

Na Alemanha em todas as paradas de ônibus há tabelas indicando quais linhas e os horários em que os ônibus passam no respectivo local. Eu não vejo dificuldade alguma em fornecer este tipo de informação, que aqui também é disponibilizada na Internet.

O que falta mesmo é vontade, um controle maior da prefeitura sobre o Setut - e não o contrário - e, sobretudo, mais eficiência. Será que as empresas cumprem realmente com os horários que deveriam cumprir? Cansei de ficar até mais de 40 minutos esperando sob aquele sol maravilhoso, sem nenhuma sombrinha para amenizar a situação.

Espero que o movimento #contraoaumento não pare. Pelo que acompanho no Facebook – apenas pelo Facebook, porque, apesar de todos os dias acessar os sites de notícia de Teresina, não vejo mais nada tratando do assunto – ainda há manifestações acontecendo. Eu acredito na possibilidade de mudança para melhor, mesmo que ela demore a ser percebida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lá em Coimbra tinha isso tb! E facilitava a vida demais...mas aqui, em vários pntos, mas existem paradas de verdade=/

Natalia Vaz disse...

Mas o problema em Teresina é exatamente esse, Fernanda. Os ônibus lá não têm horário! Simples assim. Na última vez em que fui lá passei 1h10 esperando um ônibus pra ir ao centro e já tava me perguntando se ele tinha era parado de circular, pra demorar tanto. Mas não. Depois, pra recuperar o atraso, os motoristas dirigem como uns doentes. No meu caso ainda bem que tinha um pé di arvri pra amenizar o sofrimento, mas mesmo assim, no mês de outubro o calor nunca é ameego. :(