01/12/2016

Ausbildung e novos conhecimentos

Resolvi fazer uma pequena pausa na correria dos últimos meses para escrever este post e relatar um pouco do que tenho vivido desde o começo do meu novo trabalho/curso (Ausbildung). O dia-a-dia agora, que geralmente começa às 4:30 da manhã e só acaba às 20h, quando coloco meu filho na cama, tem sido bem intenso e ao mesmo tempo muito prazeroso. 

Estou vivendo novos aprendizados, em áreas que até agora tinha tido pouco contato. Contabilidade, por exemplo, é uma delas. Fazia tempo que eu não precisava fazer contas para responder uma prova... No curso para se tornar Verwaltungsfachangestellte é preciso saber como funcionam e como se administram as contas do poder público.

Nas aulas de Direito do Trabalho tenho aprendido como funciona o sistema judiciário na Alemanha e, claro, sobre as leis na área trabalhista. Em outras aulas, como na de Sistemas Jurídicos Alternativos para o Serviço Público, tenho que aprender quais são os tipos de empresas e órgãos que aqui existem e como eles são usados na administração do Estado.

O que, por um lado, é um desafio para mim (muita coisa nova para aprender em pouco tempo, além de textos jurídicos complexos para serem interpretados...), por outro é algo fascinante. Eu agora tenho a possibilidade de sentar novamente numa sala de aula e participar de muitas discussões interessantes. Senti falta disso nos últimos anos, desde que vim para a Alemanha. E, para completar, quase todos os dias aprendo uma ou mais palavras novas.

Eu sou a única estrangeira (pelo menos que não cresceu e nunca frequentou escola na Alemanha) na minha turma, mas não me deixo intimidar ao falar na turma, mesmo tendo um sotaque estranho hehehehe Que bom ter essa chance de crescer como profissional e pessoa!

Nenhum comentário: