29/12/2017

Supermercados na Alemanha

Quando chegamos na Alemanha nos vemos diante de uma variedade enorme de lojas e supermercados onde podemos gastar nosso suado dinheirinho. Mas como escolher o supermercado com melhor custo-benefício?

Neste post falo sobre os supermercados que conheço e onde costumo comprar aqui na Alemanha, seja um produto básico ou aquele mais refinado. 

Os mercados maiores aqui podem ser divididos em duas categorias: "Supermärkte" e "Discounter". 


Supermarkt

Um "Supermarkt" oferece uma variedade bem grande de produtos nas mais diferentes marcas. É o caso do Rewe, do Kaufland e do Edeka. Quando eu vou comprar farinha de milho (Maismehl) ou Nesquik (o da Nestlé, que é igual ao Nescau que eu gostava de tomar no Brasil =D ), por exemplo, eu vou ao Rewe. Dificilmente vou encontrar esses produtos em um Discounter e, se encontrar, vai ser numa marca mais "barata" (mas nem por isso de qualidade inferior!). 

Num Supermarkt a probabilidade de você encontrar uma maior variedade de frutas e legumes, orgânicos, inclusive, também é maior. 

Por te oferecer mais opções, a chance de você cair em tentação e gastar mais num Supermarkt é bem grande. Por isso, para quem gosta de economizar, a saída é fazer as compras num Discounter.


Discounter 

Num Discounter você encontra quase tudo que precisa, mas a maioria dos produtos não são de grandes marcas conhecidas. Isso faz uma diferença grande para seu bolso! Esta categoria de mercado engloba, por exemplo, Aldi, Lidl, Netto, Penny e Norma.

O fato de ser de uma marca "neutra" (cada mercado tem sua própria marca, inclusive os supermercados grandes!) não significa que o produto tem uma qualidade inferior. Por isso, vale muito a pena comprar num Discounter, apesar da menor variedade de produtos.

Eu, por exemplo, costumo fazer as compras da semana num Discounter e vou a um Supermarkt quando preciso de algo mais específico, que sei que só tem lá (o feijão preto, por exemplo, só encontrei até agora no Edeka...).

Toda semana os mercados de ambas as categorias costumam divulgar o seu "Prospekt", que é um jornalzinho anunciando quais são as promoções da semana seguinte. Para quem tem tempo, paciência e gosta de pechinchar, também vale dar uma olhada no Prospekt semanal de cada supermercado. Você pode comprar, por exemplo, aquela carne brasileira, por um precinho menos salgado!

Drogaria X Farmácia 

Na Alemanha há ainda as drogarias (die Drogerie), onde você encontra cosméticos, produtos de higiene e mais algumas coisinhas. 

Eu costumo ir à DM, simplesmente pelo fato de ter uma filial perto da minha casa. Mas tanto a DM como a Rossmann oferecem produtos e serviços semelhantes, como, por exemplo, máquinas para imprimir fotos.

Não confunda uma drogaria com uma farmácia! Na drogaria você até acha uma solução salina para limpar o nariz, um chá medicinal e alguns produtos para tratar doenças não muito graves, como resfriados. Na drogaria também há teste de gravidez e camisinha para vender, mas não anticoncepcional – este só é vendido aqui na farmácia e com receita médica! 

Remédios mesmo podem ser encontrados numa Apotheke (die Apotheke = a farmácia). Não é difícil identificar uma pela sua cidade. Geralmente elas têm à sua entrada este símbolo vermelho.

2 comentários:

Apreendendo com a vida disse...

olá bom dia!
Se puderem dê uma olhada nesse blog. São jovens escritores, que trabalham e estudam, alguns são carentes, mas trabalham e estuda e ainda escreve. Entre como seguidor e ajude a divulgar obrigado.
http://escritoreslivre.blogspot.com.br/

Mel disse...

Muito bom seu texto. Eu compartilhei no facebook :)