29/07/2006

Estagnação do pensamento

De acordo com o minidicionário Aurélio da língua portuguesa, a palavra "ideologia" refere-se à ciência da formação das idéias, a um sistema de idéias. Trata-se de um conceito vago, pois não se consegue facilmente relacioná-lo ao cotidiano e à realidade humana.
No livro Filosofia da Educação, Maria Lúcia de Arruda Aranha faz alusão à ideologia como sendo um "conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão". A ideologia serviria ao homem como uma orientação acerca de como ele deve pensar, proceder e sentir diante das situações, de forma a aceitar como naturais suas atitudes e o que acontece ao seu redor.
Nas relações de poder, esse pensamento ideológico, muitas vezes, acaba por encobrir as diferenças presentes na sociedade, facilitando a manutenção da dominação de uma classe sobre a outra.
Há também outro sentido para a palavra ideologia. Isso ocorre quando ela é entendida como um conjunto de idéias que não correspondem a fatos reais. Um exemplo seria quando se diz que a qualidade do trabalho realizado pela mulher resume-se às tarefas domésticas, como cozinhar, arrumar a casa e lavar pratos. Sabe-se que isto é um equívoco. As mulheres, hoje, são presença marcante no mercado de trabalho, desempenhando as mais diversas funções, inclusive cargos de chefia. A ideologia, no sentido pejorativo, restringe-se a conceitos pré-estabelecidos, a concepções sem fundamento.
Existem fatores que caracterizam o discurso ideológico. A abstração, no sentido de não se referir ao concreto, mas somente ao aparecer social é um deles. As lacunas, partes silenciadas no discurso também são características da ideologia, pois quando são desveladas, desmascaram-na. O discurso ideológico também engloba o sentido de universalização, pelo qual as idéias do grupo dominante são desdobradas sobre os demais. Outro fator é a inversão, quando se apresenta como causa aquilo que é conseqüencia. Um exemplo deste seria afirmar que os alunos de escolas públicas não escrevem bem por não serem estudiosos. Na verdade, trata-se de algo que provém da realidade à qual estão submetidos esses alunos.
Dessa forma, para que se empregue uma contra-ideologia, faz-se necessário utilizar-se de meios para romper o que caracteriza a ideologia. É preciso aplicar o pensamento crítico, a análise, a reflexão, a fim de revelar o que há de oculto e mascarado no discurso ideológico.
É importante que se entenda o que é ideologia e como desvelá-la. Quando isso ocorre, o homem liberta-se para produzir novos conhecimentos e livra-se da estagnação do pensamento.

Nenhum comentário: