02/07/2006

Ruim de futebol... Pior de política...

Democracia sf. 1.Governo do povo; soberania popular. 2.Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar. 4ª ed. rev. ampliada. - Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001.)
O Brasil é um país democrático? A definição acima demonstra que não. Veja:

1-Os governos do Brasil nunca foram, não são e nunca serão do povo, tampouco predominará a soberania popular. Um povo que não é educado para possuir consciência crítica não tem como escolher sabiamente e exigir dos políticos as promessas que os mesmos fazem. Soberania popular? Que soberania? A ignorância do povo é incentivada justamente para que o brasileiro não acorde e aí sim coloque em destaque a sua soberania. Portanto, enquanto não houver uma educação de qualidade para todos os brasileiros, permanecerá a soberania elitista.
2-As políticas empregadas na administração do país, de seus estados e municípios, são, geralmente, empregadas de forma a beneficiar a um mínimo número de pessoas. Quase sempre, qem mais ganha são os parentes dos representantes, com empregos em instituições públicas, com salários sem nem precisar trabalhar. Enquanto isso, o povo, recebe esmolas com programas paliativos para resolver seus problemas.
3-O poder é concentrado. O povo não tem vez. Não há democracia no Brasil.
Os políticos brigam para alcançar o poder. Fazem coligações absurdas para disputarem este fim. As necessidades da população são postas em último plano, pelo menos na prática. Esta é quem mais sofre com a falência da ética no Brasil, o país da malandragem e do futebol.

Nenhum comentário: