06/08/2006

O Grande Dirceu

A zona sudeste de Teresina é dividida em bairros, conjuntos habitacionais, vilas, loteamentos e parques. Nela, há a região do "Grande Dirceu", composta pelos bairros Dirceu Arcoverde I e II, Conjunto Agespisa, Parque Flamboyant, Conjunto Boa Esperança, dentre outros. Trata-se de uma área em que tem sido notável o desenvolvimento econômico e cultural.
Na Avenida Principal do Dirceu, como é conhecida, existem vários estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Há desde comércios de alimentos, planos de saúde, até lojas de eletrodomésticos e utilidades para o lar.
Existem no Dirceu, também, várias opções lazer: bares, restaurantes, pizzarias, danceterias etc. Em 2005, foi inaugurado na avenida Joaquim Nelson, o Teatro João Paulo II, o que trouxe para os moradores da área e de regiões próximas, mais um local de diversão e cultura.
Em relação à educação, existem no Dirceu várias escolas, públicas e particulares, além de um campus da UESPI e uma biblioteca pública à disposição dos estudantes e demais moradores.
Para muitos, pode ser benéfico todo esse desenvolvimento, principalmente em relação ao comércio, na medida em que , quase sempre, não é necessário deslocar-se até o centro da cidade para fazer compras. Há muitas opções de lojas no local e muitas daquelas que antes concentravam-se somente no centro comercial de Teresina, agora possuem filiais no Dirceu.
No entanto, alguns podem incomodar-se com o crescimento do comércio na área. Os antigos proprietários de pequenos estabelecimentos da região, deparam-se agora com a concorrência de grandes empresas. Além disso, há os moradores insatisfeitos com a transformação de um bairro residencial em comercial.
A questão da segurança tembém é bastante criticada. Muitos acreditam que esse desenvolvimento tem interferido negativamente nesse aspecto.
Com a aprovação ou não dos moradores, o crescimento do Dirceu é fato. É indiscutível que o desenvolvimento tem sido o grande diferencial: cada vez mais a região aproxima-se de uma autonomia em relação ao restante de Teresina.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito interessante você como talentosa e futura jornista falar e resaltar sobre qualidades e defeitos de onde vc mora, meus PARABÉNS!!!!

Anônimo disse...

Achei muito legal!!!

Anônimo disse...

Muito interessante esta sua explanação sobre o Dirceu(bairro mais emergente de THE), tá de parabens! Vejo que Teresina está evoluindo em todos os setores=]