16/02/2008

Lixo na rua é questão cultural - Parte I

O texto abaixo será publicado na edição 115 do jornal laboratório do curso de jornalismo da Universidade Federal do Piauí. Trata-se de uma matéria feita por mim (Fernanda Dino) e minha colega Renata Silva. As fotos também são nossas. Aqui, em Algumas Leituras, a matéria será publicada em quatro partes.


O lixo acumulado nas sarjetas, no período de chuvas, leva ao entupimento de bueiros e galerias

Vendedor de sandálias, José Wilson, trabalha em frente à Praça Rio Branco, no centro de Teresina há 10 anos. Para ele, o lixo que se acumula próximo à sua barraca atrapalha as vendas. “O lixo espanta as pessoas”, diz ele. Segundo o vendedor, não é suficiente a quantidade de vezes por dia que os garis passam no local para fazer a limpeza. “Antes tinha um pessoal da Prefeitura que passava mais vezes e era mais limpo. Hoje eles só passam duas vezes (ao dia) e acaba ficando mais sujo”, observa o vendedor reclamando do excesso de lixo no centro da capital.

Assim como José Wilson, Manoel Leão, vendedor de água de coco, também reclama do acúmulo de papéis, copos descartáveis, plásticos e diversos materiais espalhados na região central da cidade. Ele passa o dia acumulando cascas de coco ao lado de seu “carrinho” e somente ao final do expediente coloca-as em sacolas e as deposita na esquina da Rua Álvaro Mendes com a Rua Barroso. De acordo com Manoel, somente no início do dia seguinte um funcionário que faz limpeza no centro passa e recolhe o lixo acumulado.

Para o funcionário de uma empresa contratada pela Prefeitura para fazer a limpeza de Teresina, Paulo Sérgio de Sousa, não basta apenas o trabalho dos garis para solucionar o problema do acúmulo de lixo no centro de Teresina. Ele acredita que é necessário mais educação por parte de quem transita no centro da cidade. “A gente pode passar várias vezes e continua do mesmo jeito. Acabamos de limpar e as pessoas já começam a jogar lixo novamente”, queixou-se.

2 comentários:

Ceres disse...

Oi fernanda...gostei muito do teu blog!!
ah, e essa matéria rendeu, hein?
vou esperar a continuação...talvez leia ate antes de ver no jornal...
bjos!

Anônimo disse...

Eita Fernanda!
Você nunca vai deixar de ser esta jornalista tão competente não é?
continue assim e chegará longe.....