16/02/2008

Lixo na rua é questão cultural - Parte II

Explicações

O diretor da Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Centro/Norte (SDU), José João Braga Junior, afirma que, pela legislação, cada pessoa que produz o seu lixo é responsável por condicioná-lo de forma a colocar no horário correto para a coleta. “Nós buscamos fazer uma campanha educativa, já fizemos várias vezes junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semar), mas todo mundo acha hoje que a Prefeitura é a mãe de todos, tem que resolver tudo. Essa é a maior dificuldade que nós temos”, expõe.

“A gente pode passar várias vezes e continua do mesmo jeito”, diz o gari Paulo Sérgio

Segundo o superintendente, já houve casos de multa para comerciantes que depositavam durante o dia, nas calçadas, o lixo proveniente de sua atividade. “Já multamos, principalmente, comerciantes de caldo de cana. Hoje você já acha pouco bagaço de cana na rua. Antigamente todo mundo colocava até que foi preciso notificar e multar. Só então houve essa redução”, observa.

Um dos empecilhos para melhor limpeza do centro, segundo José João, são as áreas ocupadas pelos ambulantes, como o calçadão da Simplício Mendes, da Álvaro Mendes e da Praça Rio Branco. “Essas áreas só são limpas à noite por causa da dificuldade de transitar”, diz. Ele considera satisfatória a condição de limpeza atual do centro de Teresina, “tanto a parte de varrição quanto a parte de coleta. Todos os dias o local amanhece 100% limpo. É um serviço contínuo”.

Alexandre Silveira, gerente de serviços urbanos da SDU Centro/Norte, informa que o expediente de trabalho dos funcionários que fazem limpeza no centro de Teresina é formado por dois turnos: o primeiro é das 7h às 15h e o segundo de 15h a 23h. De 19h a 0h funciona ainda o carro de coleta de lixo na região. O gerente lembra que a Prefeitura disponibiliza 64 garis para a limpeza do centro.

Alexandre Silveira destaca também que em três anos já foram instaladas cerca de 200 lixeiras no centro da cidade. “Além dos lixeiros, os carrinhos dos garis também servem como depósito”, destaca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fernanda; nem consegui postar aquele sábado passado; tem que ter tua senha pessoal mesmo! Também tive probleminhas com o pc aqui, impressora me deu um preju de $70 e por aí...foi mal; mas aconselho-a a postar ainda assim.

Jotapê