09/05/2009

Comunicadores do Nordeste se reúnem próxima semana em Teresina


Profissionais, pesquisadores e estudantes da Comunicação se reúnem, nos próximos dias 14, 15 e 16 de maio, em Teresina, durante o Intercom Nordeste 2009. O evento, que acontece UFPI, conta com cerca de 900 inscritos. O tema central desta edição é “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”. A programação completa pode ser conferida no site www.intercom.org.br. 

Na ocasião os congressistas terão oportunidade de participar de conferências, oficinas, palestras, apresentações culturais, bate-papos, além de assistir aos trabalhos apresentados nas divisões temáticas e no Intercom Júnior, onde estudantes de graduação apresentam relatos científicos.

A conferência de abertura, que acontece no dia 14, às 20h, ficará por conta da diretora científica da Intercom e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – (Rede ALCAR), Marinalva Barbosa, que vai falar sobre o tema “Televisão e Usos do Passado: a construção da utopia”.

Quem também participa do evento é o jornalista Thiago Meirelles, da Rede Globo de Televisão. Ele ministrará, no dia 15, às 10h, a palestra “Jornalismo Esportivo – Globo Esporte”.

Entre os painelistas do congresso, estão Michael Stricklin (Universidade de Nebraska), Nélia Del Bianco (UNB), Heloiza Matos (USP/FACASPER), Adísia Sá (Ceará), Ângela Prysthon (UFPE), Karla Brunet (UFBA) e Lucilene Cury (USP).

Os painéis também serão conduzidos por profissionais renomados do Piauí, como Gustavo Said (UFPI), Jacqueline Dourado (UFPI/CEUT), Graça Targino (UESPI), Cristiane Sekeff (UESPI), Cristiane Ventura e Álisson Dias Gomes (Universidade de Salamanca/FSA).

Oficinas

Ao todo, os participantes do Intercom Nordeste 2009 poderão escolher entre 14 oficinas, que abrangem todas as áreas da Comunicação Social. Entre as que podem ser ressaltadas estão a oficina de Mídia e Música, ministrada por Paulo Rogério Costa, e a oficina de Assessoria de Imprensa, com Joelma Moura.

Outro destaque fica por conta da oficina de Marketing Político, com o professor doutor Fenelon Rocha. Haverá também a oficina de Redação Publicitária, com Franco Roberto Bastos, e a de Produção em Vídeo, com Carlos Augusto Duarte da Costa.

Lançamento de livros

A programação do congresso conta, além de apresentações culturais, palestras e exposição de trabalhos, com o lançamento de vários livros. Entre eles estão “Jornalismo, forma e conteúdo”, do professor doutor José Marques de Melo, que também lançará “Vestígio e Travessia”, e “Jornalismo Cidadão, da professora doutora Graça Targino.

“O Dilema da Pesquisa”, de Lucilene Cury, “Comunicação: novo objeto, novas teorias?”, de Gustavo Said, “Histórias em Poliedros: cultura, cidade e memória”, de Daniel Solon e Julinete Castelo Branco, “Apropriações Tecnológicas – emergência de textos, ideias e imagens da submidialogia”, de Karla Brunet, além de “Ecos Urbanos: a cidade e suas articulações midiáticas”, de Ângela Prysthon e Paulo Cunha, além de “Celebrações/Celebrations”, de Áurea Pinheiro e Cássia Moura, completam a lista de livros que serão lançados no congresso.

Haverá também o lançamento do documentário “Congos: ritmos e devoção”, de Cássia Moura e Áurea Pinheiro.

Congresso

O Intercom Nordeste 2009 é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado no Piauí pelo departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É patrocinado pelas faculdades Ceut e Santo Agostinho e conta com o apoio do Governo do Estado, da Fapepi, da Prefeitura de Teresina e da Unimed.

Nenhum comentário: