04/01/2012

Projeto seleciona estudantes para ajudar na transformação de povoado no Piauí


O povoado de Várzea Queimada está localizado no coração do semiárido brasileiro, a 400 quilômetros da cidade de Teresina. Pertence ao município de Jaicós, perto do triângulo formado pelas divisas de Piauí, Ceará e Pernambuco.

É um típico lugar do sertão nordestino, com oito meses de seca por ano, agricultura de subsistência e calor, muito calor.

A maior distância que separa Várzea Queimada de uma cidade moderna não pode ser medida em quilômetros. Não é uma separação meramente geográfica, mas também de tempo. Um enorme lapso temporal, uma distância tão longa que é possível dizer que o lugar ainda não chegou ao século 21.

Não chegou ao tempo em que vivem as pessoas conectadas à Internet, à telefonia celular e às notícias que chegam por todos os lados. Várzea Queimada não chegou sequer ao tempo da água encanada ou ao tempo do banheiro com pia, chuveiro e válvulas de descarga.

Definitivamente, é um lugar que tem problemas que deveriam ter sido resolvidos há muito tempo, em outra época, em outro século. E que hoje incomodam a vida dessa comunidade.

Não tem saneamento básico. Não rede tem telefonia de fácil acesso. Não tem Internet. Não tem equipamento de lazer.

Em algumas casas, a água é armazenada em toneis cheios de larvas de mosquito. Os banheiros são improvisados no quintal ou no mato. As pessoas tomam banho de canequinha.

As ruas são de terra batida, as casas são muito escuras, as crianças não tem aonde brincar. Um dos poucos lugares aonde tem um banheiro equipado é na escola, mas falta água.

É o lugar perfeito para ser transformado.

Apesar das dificuldades e do sofrimento, Várzea Queimada tem uma coisa que a torna muito especial: o seu povo. A beleza, a dignidade, o amor pela vida e pelo trabalho fazem essas pessoas merecedoras de um lugar muito melhor para viver.

E elas estão prontas para isso. Nós estamos prontos!

E você, estudante universitário, está pronto para ser protagonista dessa transformação?

Várzea Queimada foi selecionada para fazer parte do projeto “A Gente Transforma (AGT) 2012 – Chapada do Araripe/Piauí”, criado por Marcelo Rosenbaum e que nessa edição conta com a parceria do SEBRAE e do Governo do Estado do Piauí.

Arquitetos, designers, comunicadores, artistas e um grupo de 15 estudantes vão a Várzea Queimada, em fevereiro, para implantar o AGT. Conheça os detalhes no PDF do projeto. Clique aqui para fazer o download.

Em Várzea Queimada, vamos nos unir aos moradores durante quinze dias. E dessa parceria vai surgir um novo povoado, mais bonito, mais saudável, mais humano, mais rentável economicamente. Vamos transformar Várzea Queimada em um lugar aonde vale a pena viver.

A seleção dos estudantes já começou. As inscrições estão abertas para universitários, maiores de 18 anos, das áreas de arquitetura, design, serviço social e engenharia.

Os 15 selecionados vão se unir à comunidade local e ao arquiteto e urbanista Henrique Pinheiro para mudar as condições de vida em Várzea Queimada. Vão fazer um trabalho direto nas moradias, apresentar soluções de permacultura para melhorar o saneamento básico, a iluminação das casas, resolver o problema da água contaminada e fazer tudo o que for necessário para encurtar a enorme distância que separa esse povoado do século 21.

Para você se inscrever é muito simples:

1) Faça um vídeo de até três minutos respondendo as seguintes perguntas:

1. Quem é você?
2. O que você faz?
3. Qual é a sua definição da palavra “comunidade”?

OBS: Você precisará fazer um upload do seu vídeo no Youtube e nos enviar apenas o link para que nós possamos vê-lo. Muita atenção: não envie o arquivo do seu vídeo para nosso e-mail, pois temos um limite de espaço na nossa caixa de mensagens e seu material pode não chegar até nós.

2) Escreva até 30 linhas explicando o que você faria, através do design sustentável, para requalificar a vida das pessoas que vivem em Várzea Queimada. Além da sua criatividade e vontade de transformar, você terá à disposição materiais que podem ser encontrados com facilidade no lugar: palha de carnaúba, pneus usados, terra, vegetação típica da caatinga e moradores com muita vontade de trabalhar de transformar.

Tudo pronto, envie um e-mail para vemcomagente@agentetransforma.com.br com o link do vídeo no Youtube e o texto de 30 linhas (pode ser no corpo do e-mail ou em um arquivo do word).

Você tem até às 23:59h do dia 15 de janeiro de 2012 para enviar seu material. Fique atento ao prazo.

Vem com a gente!

Nenhum comentário: