15/04/2012

Chegada em Arnsberg

Gostaria de ter escrito este post há bem mais tempo, mas outras coisas foram acontecendo... Fui adiando, adiando, até que hoje, quase dois meses e meio depois de estar na Alemanha, decidi falar sobre como fui recepcionada pelo município de Arnsberg, onde moro. 

Logo na primeira semana fui ao Stadtbüro (também chamado Bürgerbüro, que, em uma tradução literal, significa escritório da cidade) comunicar a minha chegada. Todas as pessoas que vivem na Alemanha, sejam estrangeiras ou não, precisam avisar ao respectivo Stadtbüro quando chegam a uma nova cidade.

Lá recebi de uma funcionária um documento que comprovava meu comunicado ao município, além de uma caixa contendo vários papéis com informações úteis para o meu dia-a-dia, como telefones e endereços de Behörden (órgãos públicos), Ärzte (médicos), Zahnärzte (dentistas) e Apotheken (farmácias), e ainda diversos textos sobre a cidade e opções de lazer. 


Na caixa havia também um mapa e alguns Gutscheine (vales-brinde) que ofereciam acesso gratuito na primeira vez que eu utilizasse o serviço de alguns locais da cidade, como a biblioteca e as piscinas, e também desconto para lugares como a Volkshochschule (escola que oferece vários cursos e onde estudo alemão e inglês). 


Bem organizado, não é? =)

Para quem tiver curiosidade, no próximo post pretendo falar sobre como é feita a coleta seletiva do lixo aqui em Arnsberg. Bis bald!

Nenhum comentário: