05/04/2012

Nachtisch: creme Teresa Cristina

Quem aqui conhece uma sobremesa (Nachtisch, em alemão) chamada de "Creme Teresa Cristina"? Até hoje só ouvi falar na minha casa. Não sei explicar a razão exata do nome. O motivo mais óbvio seria a  imperatriz Teresa Cristina que, por sua vez, foi homenageada com o nome da minha cidade, Teresina. Agora... por que usar o nome dela para batizar um creme? Não sei!

Uma receita que uma tia ensinou para minha mãe e que, na última semana, resolvi tentar fazer aqui por estas terras germânicas (como agora eu passo mais tempo na cozinha, em comparação ao que passava em Teresina, tenho aproveitado para perceber que cozinhar pode ser divertido. Já fiz panqueca, creme de galinha, coisas simples mesmo, mas eu me divirto um bocado!).

O meu não ficou tão bonito quanto o que a minha mãe faz, mas ficou uma delícia! Sugiro que você use destas ameixas aqui. Acho que deixa mais bonito. Não encontrei delas para vender... Usei uma ameixa que também estava numa conserva, em calda, mas não era seca. 

Atualizado em 25/11/2012... 
Fiz novamente o creme e, desta vez, usei as ameixas secas vendidas aqui, que não vêm numa conserva em calda. Acho que ficou mais bonito que o de cima! Além disso, deixei para colocar as ameixas só depois que o creme já estava congelado (assim elas não afundaram! hehehe) =p

Eis a receita:

Primeira camada:
1 lata de leite condensado
4 gemas
Leite (use a medida da lata de leite condensado)
Misture estes ingredientes, leve ao fogo, deixando engrossar um pouco. Ponha numa travessa.

Segunda camada:
4 colheres de chocolate em pó
Leite (novamente a mesma medida de leite condensado)
1 colher bem cheia de amido de milho
4 colheres de açúcar
Misture e leve ao fogo, deixando engrossar. Ponha na travessa (não se preocupe, porque as camadas não vão se misturar).

Terceira camada: 
1 lata de creme de leite
4 claras
4 colheres de açúcar
Bate as claras e junte com o restante dos ingredientes. Leva ao fogo, mas apenas por uns 5 minutos. Ponha na travessa.

Por último, coloque ameixas em calda por cima e leve ao congelador. Ele deve ser servido depois de congelado.

Guten Appetit!

2 comentários:

Mafalda Monteiro disse...

eu não conhecia :)

Julia Raquel disse...

Quando eu era criança era tradição na minha família, hoje ninguém mais faz e eu estava com muita vontade de fazer, obrigada por compartilhar a receita! Aqui substituimos as ameixas por bombons de chocolate!!!!