10/09/2012

Mein Herz schlägt für das Sauerland!

No último final de semana fui a uma festa chamada "Hüstener Kirmes" (Kirmes é o equivalente ao que chamamos de quermesse no Brasil), que já é realizada há mais de 1.000 anos, numa cidade próxima à que eu moro.

Havia (e ainda há, porque a programação da festa segue até amanhã) muitos brinquedos, como os que existem nos parques de diversão no Brasil - die Geistbahn (trem fantasma), das Riesenrad (roda gigante) e outros mais -, além de barracas com comidas e bebidas (muita Bier, por exemplo! hehehe) e feiras com exposições de animais.



Muitos me perguntaram se temos no Brasil festas como essa. E eu respondi que, claro, temos sim! A Kirmes lembra muito as festas do mês de junho que temos todos os anos, pelo menos, em Teresina. A diferença, e isso falei para quem perguntou, é que possuímos, além das barracas com comidas e bebidas, e dos brinquedos, competições de danças típicas da época - as quadrilhas juninas. 


A programação da festa tem ainda a presença de bandas que tocam ao vivo, para animar os visitantes. Uma delas, que estava no dia em que visitei a festa, tocou uma música chamada "Sauerland". Sauerland é o nome da região em que vivo na Alemanha. Literalmente, a palavra quer dizer "terra azeda". Há quem brinque afirmando que as pessoas daqui também são "sauer", ou seja, azedas, porque, em geral, seriam mais fechadas e mais difíceis para se ter algum tipo de proximidade.

"Pin" (ou broche) com a logomarca do evento desse ano

De fato, tive contatos mais próximos com poucas pessoas daqui. Mas isso também não foi um problema para mim. Tenho tido sorte em relação às pessoas que encontrei desde que cheguei à Alemanha e com aquelas com quem, realmente, quis possuir uma amizade. Não são muitas, mas consegui fazer contatos por aqui.

Por curiosidade, busquei hoje no youtube o vídeo com a música que ouvi na festa. Como pano de fundo, ele exibe imagens de vários lugares que compõem a região de Sauerland. O refrão diz: "Mein Herz schlägt für das Sauerland" (Meu coração bate por Sauerland). Quem quiser conferir, está aqui:


Nenhum comentário: