31/03/2015

Supermercado em Berlim vende somente produtos sem embalagem


Um supermercado repleto de produtos sem embalagens. Difícil imaginar, não é? Pois foi exatamente isso que duas jovens imaginaram e conseguiram realizar. A ideia, que rondava há algum tempo os pensamentos de Milena Glimbovski, ganhou força numa noite regada a vinho em 2012 com sua então colega de trabalho Sara Wolf. Em setembro de 2014, as duas, agora sócias, abriram a pequena loja ao público em Berlim, "Original Unverpackt" (em tradução livre, "unverpackt" quer dizer desempacotado). 


Achei a ideia muito legal quando lia uma reportagem a respeito na revista Deutsch Perfekt do mês de março de 2015. Eu me sinto mal quando vejo a quantidade de lixo que a gente gera... é muito plástico sendo produzido e consumido. Por isso resolvi escrever a respeito. Espero que ideia se espalhe pelo mundo!

Mas como é possível vender produtos sem embalagens?

Fotos: Divulgação/Original Unverpackt

No supermercado Original Unverpackt os produtos são armazenados em recipientes de metal ou vidro. Deles os clientes podem retirar a quantidade que precisam. Mas, quem quiser comprar, deve levar seu próprio pote de vidro, vasilha ou garrafa reutilizável para encher. O peso deste então é anotado em pequenas etiquetas, coladas ao recipiente, para que, no final, seja subtraído do peso do produto a ser levado pra casa.


Lá, não existem sacos plásticos. Para os desprevenidos, há no máximo saquinhos de papel, vidros e garrafas para vender. 

O sucesso do negócio teve contribuição da Internet. Em 2014, as sócias apresentaram sua ideia em uma plataforma de croundfunding. Elas precisavam de pelo menos 20 mil euros para iniciar o negócio e a meta era conseguir 45 mil. Em apenas dois dias, os 20 mil já haviam sido alcançados e, alguns dias depois, a meta completa. Ao todo, foram doados mais de 100 mil euros. Dois investidores privados também auxiliaram com capital inicial.

Sócias Sara Wolf e Milena Glimbovski (à direita),
desenvolveram a ideia numa noite regada a vinho, em 2012


Mas a Internet ajudou não apenas para alcançar o dinheiro necessário para a abertura do negócio. Quando elas finalmente encontraram um local para instalar o supermercado e o tempo estava curto, pediram ajuda pelo Twitter e pelo Facebook. Vários voluntários apareceram para ajudar a pintar o ponto comercial.

O supermercado dispõe de mais de 400 itens em seu sortimento, entre alimentos, produtos higiene, limpeza e cosméticos naturais. Para quem um dia for a Berlim, a loja fica na Wiener Straße, número 16. 

Nenhum comentário: