01/10/2016

"Ausbildung" na Alemanha

De volta aos livros...

Ontem fez um mês que iniciei minha "Ausbildung" na Alemanha. Ausbildung é um curso técnico/tecnológico, feito de maneira dual: a teoria é aprendida na escola e a prática numa empresa ou órgão público. No meu caso, vou duas ou três vezes na semana à escola e nos outros dias ao órgão que me contratou.

O cursos de Ausbildung duram entre dois e quatro anos e geralmente são remunerados. O curso que estou fazendo - Ausbildung als Verwaltungsfachangestelle, que é para se tornar um profissional do serviço público - dura três anos. Eu comecei já no segundo ano, devido à minha formação anterior no Brasil.

Estou adorando o novo desafio! Chamo desafio porque não é fácil aprender uma nova profissão em um idioma que não é sua língua materna e numa cultura com algumas diferenças em relação à qual você cresceu e iniciou sua vida profissional. São novos aprendizados. Mas isso me dá muita motivação! Adoro aprender coisas novas... e sendo numa língua diferente, melhor ainda!

Aqui, se você quer ser reconhecido como um profissional, seja de qual área for - secretária, cabeleireira, mecânico de automóveis, eletricista, encanador etc. - você precisa de um curso como esse. Dificilmente você consegue um emprego se não tiver uma formação profissional ou universitária.

No site da agência oficial de trabalho da Alemanha há uma lista de profissões e a respectiva formação necessária. Para conseguir uma vaga de Ausbildung, é necessário se candidatar a vagas disponíveis enviando currículo. Se a empresa/órgão gostar do seu currículo e achar que seu perfil se encaixa no perfil da vaga, você será chamado para as próximas etapas da seleção, que podem incluir testes escritos, discussão de algum tema em grupo e entrevista.

Para conseguir minha vaga, não foi muito simples. Recebi vários "nãos" até receber uma resposta positiva (escrevi um pouco sobre isso aqui). Mas deu certo! Para quem está tentando, digo uma coisa: não desista!

As dicas de como se candidatar a vagas de emprego/Ausbildung na Alemanha ficarão para um próximo post.

Um comentário:

Unknown disse...

OLá, Fernanda! Meu nome Magna sou técnica em enfermagem funcionaria do governo MG pretendo trabalhar na Alemanha . E tenho também um filho que estuda o idioma ALEMãO NA ALEMANHA ele quer fazer o Ausbildung já concluiu ensino médio no Brasil. Vc tem mais alguma expêricia para me conta?obrigada!