22/07/2006

Discutir é preciso

Por Michelly Carvalho e Fernanda Dino

Na sociedade atual, são diversos os temas polêmicos que incitam a opinião pública. Bigamia, voto de celibato, legalização do aborto, dentre outros aspectos, compõem esta lista de assuntos. A união civil entre pessoas do mesmo sexo é alvo de bastante discussão, sendo por alguns países reconhecida legalmente enquanto que, em outros, constitui-se ainda como um tabu.
Em diversas nações o PCR (Parceria Civil Registrada) gay já foi aprovado, chegando a ter, em alguns lugares, como Espanha e Bélgica, equivalência ao casamento heterossexual. Na lei holandesa, também não há essa diferenciação, tornando-se impossível, até mesmo, contabilizar quantos casamentos homossexuais foram realizados. Trata-se de uma conquista para o movimento gay, que veio a se estruturar na Europa e nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, existem ainda, regiões do planeta que estão veementemente arraigadas em suas culturas conservadoras, não abrindo espaço para o debate da questão.
Dentro dessa temática polêmica, envolvem-se ainda outros aspectos. Até que ponto uma criança adotada por um casal gay sofreria influência em seu comportamento e em suas relações sociais? A questão moral estaria relacionada essencialmente aos valores religiosos? A legislação brasileira não afirma que todos são iguais perante à lei? São várias as indagações a esse respeito. O que não se tem buscado, são as respostas. Critica-se, pratica-se o preconceito e paira-se a ignorância. Não há esforço a fim da tentativa de um consenso.
Não adianta, simplesmente, ignorar a realidade. O mundo, a humanidade, o pensamento, sofrem constantes transformações. O que no passado era tido como uma afronta aos princípios morais pode, com o transcorrer do tempo, transformar-se em concepções aceitas pela sociedade. Como exemplo, tem-se o caso do divórcio no Brasil que, até 1977, era alvo de intensas críticas e, hoje, é prática comum.
O caso da união civil de gays no Brasil necessita de maiores discussões. Deve-se levar em consideração tanto os posicionamentos dos críticos, como a Igreja e o Estado, assim como o do próprio movimento gay. Não se pretende aqui apoiar ou não a legalização do casamento homossexual. Almeja-se um amadurecimento no que diz respeito à discussão do assunto, já que se trata de uma realidade e não se pode apenas rejeitar o que é fato.

2 comentários:

Carlos Rocha disse...

Com relação ao assunto, acabou de cair uma portaria que proibia homosexuais de doar sangue. A portaria considerava os homosexuais grupo de risco com relação a Aids. A sociedade tem que aprender a conviver melhor com as diferenças.

Anônimo disse...

achei muito interessante vc,nanda,abordar esse assunto tao delicado,mas ao mesmo tempo tao banal e comum.o Brasil deveria seguir os moldes dos E.U.A e da maioria dos paises da Europa,e assim caminhar para a evoluçao e o veradadeiro desenvolvimento...