30/04/2012

Aprendendo a separar o lixo na Alemanha


O tratamento do lixo na Alemanha está entre os mais eficientes da Europa e é exemplo para vários países no mundo. Nada vai para o aterro sanitário: 45% dos resíduos urbanos são reciclados, 38% incinerados e 17% são destinados à compostagem.

A separação do lixo por categorias faz parte do cotidiano dos habitantes. Essas foi uma das coisas com as quais tive de me acostumar a fazer: colocar papel de um lado, plástico e metal de outro. 

Separação do lixo é hábito na Alemanha. Na imagem,
um depósito de lixo em um pequeno supermercado

No apartamento onde eu vivo há uma caixa onde colocamos os papéis. Quando ela está cheia, levamos esses papéis para um depósito maior, que fica na garagem, e o dono do prédio põe, uma vez por mês, esse depósito na rua, para que o caminhão da cidade faça a coleta. 

À esquerda: cada tipo de lixo é recolhido em 
uma data específica. À direita: "lixos de papel"  


Quanto aos plásticos e metais – a maioria embalagens de alimentos – pomos em um saco amarelo (Gelber Sack), que pode ser obtido no escritório da cidade (Stadtbüro). Há um calendário específico para a coleta de cada tipo de material.

Plásticos e metais são alocados no Gelber Sack

Para objetos de vidro existem contêineres dispostos em vários pontos das cidades (der Grüne Punkt), onde é feita uma separação pela cor: há um contêiner para os vidros brancos ou incolores, outro para os de cor verde e outro para os marrons. 

Há ainda a separação dos vidros de acordo com a cor

Outra prática interessante é a devolução de alguns tipos de garrafa-pet. Aquelas que contêm a inscrição “Pfand” são retornáveis e “ohne Pfand” são as não-retornáveis. Ao devolvê-las, recebemos um valor correspondente – a devolução de uma garrafa de água de 1.5 l, por exemplo, equivale a 25 centavos de euro. A “troca” pode ser feita em máquinas que existem em diversos supermercados ou, quando não é feita de forma automática, levamos diretamente ao caixa. 

Uma das máquinas onde pode ser feita a devolução
das garrafas plásticas do tipo "Pfand"

Mais números e informações sobre o tema você pode encontrar aqui.

5 comentários:

Ricardo Olissil disse...

Eu lembro que quando estávamos em Berlim entramos em um supermercado e lá um cara tava jogando um carrinho de supermercado cheio de garrafas pet nessa máquina ai... Cara, acho que ele faturou uns 10Euros nessa brincadeira, haha!

Solange disse...

Muito interessante!!! que sirva de exemplo pra muitos países que pouco se preocupam com a questão da preservação do meio ambiente. Através do desenvolvimento sustentável pode-se estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o grande desafio de como proteger o meio ambiente. E não esquecendo que: cada um deve fazer sua parte. Só depende de nós!!!

Luciana Rodrigues disse...

Seria muito bom que isso acontecesse no Brasil. Essa ideia de receber pela devolução da garrafa Pet tb é ótima.

Cuca disse...

Vc pode me ajudar? Eu estou morando aqui há pouco tempo e não sei exatamente onde jogar o lixo da coxzinha, por exemplo, e o do banheiro. Vi que tem o "biotone" mas não sei se é tudo lá!
Obrigada

Cuca disse...

Onde devo jogar o lixo da cozinha e do banheiro? vai tudo pro biotone? Obrigada