13/05/2008

Greve de ônibus: data oficial em Teresina

Próxima quinta-feira (15) haverá greve dos motoristas e cobradores de ônibus, uma data que já se tornou oficial no calendário teresinense.

Eu estava acompanhando a repercussão da notícia em uma rádio local, e ouvi uma pessoa que participou comentando sobre o assunto: "porque os motoristas e cobradores não deixam que as pessoas entrem pela porta de trás, sem pagar a passagem? Assim, os únicos prejudicados seriam os empresários, e não os usuários".

Concordo com o ouvinte. Os trabalhadores têm direito à greve, a lutar por aquilo que acham que é necessário. O que não é certo é prejudicar quem utiliza os coletivos todo dia para ir ao trabalho, à escola, enfim...

Perguntei a um sindicalista sobre a possibilidade de fazer a greve como o ouvinte propôs, deixando que as pessoas entrassem pela porta de trás. Ele respondeu dizendo que aqui em Teresina é difícil fazer algo desse tipo, porque, segundo ele, "os teresinenses são pouco politizados. Provavelmente, se entrassem nos ônibus, eles iam querer pagar".

Ora... não é novidade o que vou dizer aqui (não sou a primeira a achar isso), mas parece que é tudo combinado para servir de motivo para que o preço da passagem aumente... enfim, acho que deu pra entender!

Apesar disso, acredito que neste ano o preço da passagem não aumente: é ano de eleição e o prefeito quer se reeleger.

Nenhum comentário: