14/12/2008

Estudantes piauienses são selecionadas para projeto do Canal Futura e vão para o Rio

Naruna Brito e Sânmya Meneses vão ao Rio de Janeiro participar
de cursos oferecidos pelo Canal Futura

Foi com o verbo “coisar” e com a expressão “menino é o diabo!” que as estudantes piauienses de Comunicação da UFPI, Naruna Brito e Sânmya Meneses, respectivamente, foram selecionadas pelo projeto Geração Futura – Universidades Parceiras. Elas produziram, cada uma, um vídeo de 1 minuto com o tema do projeto deste ano, que é “Variações Lingüísticas”.

As duas agora terão a oportunidade de participar de seminários, palestras e workshops sobre captação de imagens, edição e videografismo na sede do Canal Futura, no Rio de Janeiro. A formação acontecerá entre os dias 9 e 20 de fevereiro de 2009, juntamente com outros 22 selecionados em todo o Brasil pelo programa.


Naruna Brito, uma das piauienses selecionadas, diz que tentou abordar um aspecto do “piauiês” muito interessante: o verbo “coisar”. Segundo ela, a palavra tem um significado infinito, que ninguém sabe precisar. “Eu fiquei surpresa! Competi com um vídeo extremamente simples, feito em casa, sem nenhum recurso avançado de edição, concorrendo com pessoas que fizeram vídeos bem produzidos. É impossível não ficar feliz, é uma oportunidade única”, ressalta a estudante.

Sânmya Meneses também diz que está muito feliz. “Eu gosto e me identifico muito com audiovisual e acho que vai ser incrível entrar em contato com tantos bons profissionais no Canal Futura”, afirma, acrescentando que filmou no Mercado Central e no centro de Teresina, tentando mostrar um pouco do “falar piauiês”. “O vídeo tenta mostrar os ditados populares e até mesmo esse sotaque meio 'cantando' que todos afirmam que o piauiense tem”, completa.


O projeto Geração Futura – Universidades Parceiras é derivado do “Geração Futura”, que há 13 edições promove um encontro da juventude com a linguagem audiovisual. A versão voltada para universitários abre espaço para jovens a partir de 18 anos, estudantes do curso de Comunicação Social do 4º, 5º ou 6º período, de qualquer universidade parceira do Canal. Ao regressarem ao Piauí, as duas estudantes produzirão interprogramas, que serão exibidos em rede nacional.

Texto disponível aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

where you come from!